Foto: Fernando Torres

A probabilidade de o Paysandu ser rebaixado para a Série C aumenta para 92%

A situação do Paysandu na Série B do Campeonato Brasileiro se tornou ainda mais difícil após o empate 0 a 0 contra o América-MG no último sábado (13), no Estádio Mangueirão. De acordo com estimativas do Departamento de Matemática da UFMG, a chance de rebaixamento do Papão para a Série C aumentou de 91,75% para 92,9%.

Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

Com o resultado do jogo referente à 26ª rodada do torneio, o Paysandu acumula apenas 22 pontos e permanece na última posição da competição. Ademais, a distância para o Botafogo-SP, primeiro time fora da zona de rebaixamento, é de seis pontos. Isso agrava ainda mais a situação da equipe, que não vence há nove rodadas, totalizando um período de dois meses.

A situação se complicou ainda mais para a equipe paraense, pois o próximo oponente será o Goiás, no confronto marcado para sábado (20), no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia. O time goiano ocupa uma posição de destaque na tabela, disputando a liderança do campeonato, o que torna o desafio ainda mais difícil para o Papão.

Foto: Francisco Cedrim / CRB

Para que o Paysandu mantenha suas chances de permanência, é necessário, antes de tudo, voltar a conquistar vitórias na competição. A propósito, faltam 12 partidas para o fim da segunda divisão nacional, e são necessárias pelo menos oito vitórias para permanecer na competição em 2026. Caso contrário, a equipe terá sua descida confirmada para a Série C, de onde saiu em 2023.