Fotos: Matheus Vieira / Paysandu

112 anos de história: Paysandu relembra conquistas e momentos marcantes

Ao longo da história, foram conquistados 59 títulos, incluindo 50 campeonatos estaduais e dois Brasileirões da Série B. Embora o Paysandu esteja vindo de uma fase não tão boa, há motivos para comemorar. O clube alviceleste comemora seu 112º aniversário nesta segunda-feira (2).

| Jorge Luís Totti/Paysandu

O nome do clube está ligado à coragem à luta, fazendo referência à Tomada de Paysandu, um episódio militar que aconteceu em 2 de janeiro de 1865, no Uruguai. Naquela ocasião, forças brasileiras e uruguaias derrotaram os defensores blancos. O Paysandu foi fundado em 2 de fevereiro de 1914 por membros do Norte Club.

Nas redes sociais, o clube destacou sua história, ressaltando a paixão de quem construiu e mantém a equipe, além da resistência e do legado que deixaram ao longo do tempo.

Desde o começo, surgiu uma forte rivalidade com o clube do Remo, que já existia desde 1905. Com o passar dos anos, essa rivalidade só cresceu, tornando-se o clássico mais disputado da história do futebol brasileiro. Até hoje, os times já se enfrentaram 780 vezes.

Jorge Luís Totti / Paysandu

“Dia 2 de fevereiro de 1914. Foi quando a nossa história de resistência, amor e, principalmente, paixão se iniciou. Desde então, crescemos, construímos e conquistamos títulos e inúmeros momentos que até hoje guardamos na lembrança. São 112 anos de história, marcando um legado na história do futebol paraense e da região Norte do Brasil”, escreveu a equipe.

“Durante esses anos, aprendemos que vocês estarão ao nosso lado sempre que for necessário, independentemente da situação. A vocês, minha torcida bicolor, deixo o nosso muito obrigado”, completou.

O Paysandu é o clube do Pará com mais títulos conquistados ao todo, são 59. Desses, 50 são campeonatos paraenses, além de cinco Copas Verde, duas edições da Série B do Campeonato Brasileiro, uma Copa Norte e uma Copa dos Campeões. Essa última competição levou o time alviceleste à Libertadores, um momento muito importante na história do clube.

Em 2002, o Paysandu entrou para a história do futebol do Norte ao disputar a Libertadores, sendo o primeiro time da região a chegar nessa fase. Na competição continental, o clube também marcou um feito memorável ao vencer o Boca Juniors na La Bombonera, em pleno estádio dos argentinos. Na partida pelas oitavas de final, o Papão venceu por 1 a 0 e ganhou destaque no cenário sul-americano.

Foto; Jorge Luís Totti/Paysandu

Nos dias de hoje, o clube bicolor não apresenta um histórico tão positivo. Depois de jogar a Série B do futebol brasileiro por dois anos (2024 e 2025), o Paysandu foi rebaixado para a terceira divisão após realizar uma temporada ruim, tanto dentro quanto fora de campo. Devido a dificuldades administrativas, Roger Aguilera, o presidente eleito nas últimas eleições, renunciou ao seu cargo em dezembro do ano passado.

Com a missão de reorganizar a equipe, Márcio Tuma assumiu a gestão. Dessa forma, o Papão começa esse novo ciclo com o objetivo de retornar aos grandes feitos que marcaram a história do clube.