Tuna e Capitão Poço são punidos e Paysandu fica sem time para jogar. Entenda o caso

De acordo com a denúncia de Caeté e Independente, as equipes teriam escalado jogadores com menos de 20 anos e sem contrato profissional. Com a decisão, os times denunciantes garantem permanência na elite.

>> Vai ter jogo do Parazão! Paysandu x Capitão Poço confirmado!

Paysandu pode ficar sem jogo. Capitão Poço foi punido pelo TJD.
Paysandu pode ficar sem jogo. Capitão Poço foi punido pelo TJD. Crédito: Junior Ribeiro/Capitão Poço e Ronaldo Santos/RS Live Sports

Nesta quinta-feira (6), o Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) aplicou punições severas a Capitão Poço e Tuna Luso no Campeonato Paraense. O time da “terra da laranja” perdeu 18 pontos e recebeu uma multa de R$ 30 mil, enquanto a Águia do Souza foi penalizada com a perda de sete pontos e uma multa de R$ 7 mil. Com isso, ambas as equipes enfrentam um possível rebaixamento à Segunda Divisão do Parazão 2026.

Botões WhatsApp e Instagram WhatsApp Logo Participe do nosso canal VIP DO PAPÃO no WhatsApp Instagram Logo Siga o Papão no Instagram

Apesar da decisão, os clubes prometem recorrer e podem levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na tentativa de reverter a punição. Esse impasse pode gerar um imbróglio jurídico que comprometeria o andamento do Parazão 2024, atualmente na fase de quartas de final, com a primeira partida marcada entre Remo e Santa Rosa nesta sexta-feira (7).

>> Paysandu se destaca em Ranking

A denúncia contra Capitão Poço e Tuna Luso foi feita por Caeté e Independente-PA, que alegaram o uso irregular de jogadores com menos de 20 anos e sem contrato profissional. Inicialmente, a queixa havia sido rejeitada pelo TJD-PA, mas acabou resultando nas penalizações aplicadas agora.

Entenda o caso:

Caso a disputa judicial se estenda, o Campeonato Paraense 2025 também pode ser impactado, trazendo mais incerteza sobre a definição dos classificados e rebaixados da atual edição.

O presidente do Capitão Poço, Bené Garrafão, declarou em entrevista que o clube irá entrar com recurso contra a decisão.

– Primeiro, vamos para a segunda instância. Vamos protocolar amanhã para a segunda instância. Essa confusão deve ir até o Rio [sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva].

— Bené Garrafão, presidente do Capitão Poço

Mais notícias do Paysandu