Créditos: Joilson Marcone/CBF

Copa Verde 2026 traz novidades e reformula formato da competição regional

A CBF anunciou nesta quarta-feira, dia 1º, uma mudança na estrutura da Copa Verde. Agora, o torneio será dividido em duas competições: a Copa Norte e a nova Copa Centro-Oeste.

CBF divulgou os jogos da Série B da rodada 4 a 11 (Foto: Divulgação, CBF)

Cada uma dessas copas terá seu próprio campeão. Esses dois times vencedores irão se enfrentar na final da Copa Verde.

A estreia de ambas as competições será no dia 25 de março de 2026, e elas terão duração de aproximadamente três meses, terminando em 7 de junho, quatro dias antes do início da Copa do Mundo.

Cada uma das copas vai contar com 12 times, que serão divididos em dois grupos de seis equipes na fase inicial. As duas melhores equipes de cada grupo avançam para as semifinais, ambas partidas serão realizadas em jogo de ida e volta.

Taça da Copa Verde em 2023 - Crédito: Staff/CBF
Taça da Copa Verde em 2023 – Crédito: Staff/CBF

A final da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste será realizada em jogo único. Depois, os vencedores dessas finais se enfrentam na decisão da Copa Verde, também em jogo único. No total, a competição terá 10 datas e passará de 30 para 70 partidas ao todo.

De acordo com a CBF, o novo formato da Copa Verde deve trazer benefícios, pois vai estabelecer um período definido para a realização da competição no calendário do futebol brasileiro. No passado, a Copa Verde não tinha um momento fixo durante o ano; ela já foi disputada no começo, no meio e até no final da temporada.

Outro ponto importante é que cada time participante terá pelo menos cinco jogos garantidos, já que a competição passará a ter uma fase de grupos. No formato atual, por exemplo, uma equipe pode ser eliminada logo na primeira partida. As equipes que chegarem à final jogam, no máximo 10 jogos.

(Foto: Heber Gomes / CBF)

Com a mudança, as equipes e a divisão em copas regionalizadas, os clássicos continuam sendo preservados, mantendo a tradição e a rivalidade entre os clubes.

A Copa Verde foi criada em 2014 como um torneio regional inspirado em competições como a Copa do Nordeste. Ela reúne clubes das regiões Norte e Centro-Oeste, além do Espírito Santo.

Desde o começo, o formato da competição é de mata-mata. O campeão garante uma vaga direta na Copa do Brasil. Nas últimas edições, esses times entravam na competição já na terceira fase. O Paysandu é o maior vencedor do torneio, com um total de quatro títulos.

Campeões da Copa Verde

  • 2014 – Brasília (DF): venceu o Paysandu nos pênaltis.
  • 2015 – Cuiabá (MT): derrotou o Remo na final.
  • 2016 – Paysandu (PA): campeão sobre o Gama.
  • 2017 – Luverdense (MT): ganhou do Paysandu na decisão.
  • 2018 – Paysandu (PA): campeão contra o Atlético-ES.
  • 2019 – Cuiabá (MT): venceu o Paysandu na final.
  • 2020 – Brasiliense (DF): bateu o Remo nos pênaltis.
  • 2021 – Remo (PA): título sobre o Vila Nova.
  • 2022 – Paysandu (PA): campeão contra o Vila Nova.
  • 2023 – Goiás (GO): venceu o Paysandu na decisão.
  • 2024 – Paysandu (PA): superou o Vila Nova.
  • 2025 – Paysandu (PA): venceu o Goiás.