Para evitar a Série C, o Paysandu precisará realizar uma campanha de G4

A cada rodada, a situação do Paysandu na Série B do Campeonato Brasileiro se torna mais difícil. Apesar de a pontuação do time ter melhorado com a chegada de Claudinei Oliveira, a equipe continua na zona de rebaixamento. E se, anteriormente, sob a direção do novo treinador, o Papão conseguiu uma sequência de nove partidas invictas, agora começa a enfrentar o oposto, com cinco jogos sem vitória.

O Papão está empenhado em avançar na tabela da Série B. (Jorge Luís Totti/Paysandu)

Neste domingo (17), o time bicolor sofreu mais uma derrota na competição nacional. Nesta ocasião, a Chapecoense sofreu uma derrota na Arena Condá, em Chapecó-SC, pelo placar de 2 a 0. Os gols foram marcados pelo lateral-esquerdo paraguaio Walter Clar, em partida válida pela 22ª rodada da segunda divisão nacional. E falando em rodadas, faltam 16 para o fim da competição, e a equipe já precisa “correr contra o tempo”.

Equipe (Jorge Luís Totti/Paysandu)

Com apenas 21 pontos ganhos e ocupando a 19ª posição na Série B, o Paysandu esteve fora da zona de rebaixamento em apenas três das rodadas realizadas desde o início do torneio. E para evitar o rebaixamento trágico para a Série C em 2026, precisará fazer uma campanha que, literalmente, se assemelha àqueles que estão lutando pelo acesso à elite. Em outras palavras, campanha do G-4.

Até o final do campeonato, o Papão ainda tem 48 pontos a conquistar nos 16 jogos restantes.

Se ele conquistar um pouco mais da metade dos pontos atuais, atingirá 50% desse total e poderá alcançar a pontuação limite de permanência divulgada pelos estatísticos, que é de 45 pontos. No entanto, se conseguir mais uma sequência de resultados positivos, poderá assegurar sua permanência na Série B da próxima temporada sem preocupações.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso melhorar a qualidade do desempenho o mais rápido possível. Na partida contra a Chapecoense, o Paysandu exibiu novamente um futebol fraco, desorganizado, mal escalado e incapaz de competir em alto nível. Isso demonstra que apenas duas oportunidades foram criadas, ao passo que os oponentes não encontraram obstáculos para marcar os gols.