Paysandu aumenta probabilidade de rebaixamento; confira os dados

Independentemente dos resultados dos jogos, o Paysandu permanece na vice-lanterna do campeonato, ocupando a 19ª posição com 21 pontos.

Equipe s (Jorge Luís Totti/Paysandu)

Com 26 pontos, a equipe paranaense ocupa a 14ª posição, além da próxima rodada, o Papão completou, no último fim de semana, 19 das 22 partidas disputadas, na zona de rebaixamento à Série C de 2026, após perder por 2 a 0 para a Chapecoense-SC.

(Foto / Jorge Luís Totti / Paysandu / Reprodução / Flickr @paysanduoficial)

O Paysandu ficou fora da última posição da Segundona apenas três vezes. Ocorreu nas 2ª, 18ª e 19ª rodadas do torneio. O torcedor bicolor tem motivos de sobra para se preocupar com a situação. Afinal, restam apenas 16 rodadas para o término do campeonato, e a equipe não demonstra nenhuma reação.

O Paysandu tem 59,2% de chances de rebaixamento para a Terceirona, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Para garantir 100% de permanência na Segundona no próximo ano, o Papão precisa conquistar pelo menos 39 dos 48 pontos restantes a serem disputados no torneio, segundo o site Chance de Gol.

Com 39 pontos faturados, o Papão alcançaria 60 pontos. Com 45 pontos, ou seja, precisando conquistar mais 24 pontos, o site garante a permanência com uma margem de segurança entre 90% e 95%, o que é bem mais realista. No entanto, as perspectivas não são favoráveis para a equipe bicolor, que chegou a ficar nove partidas sem perder, mas agora voltou a perder dois jogos consecutivos, em casa e fora.