Márcio Tuma, novo presidente do Paysandu - Crédito: Reprodução/Papão TV

Paysandu define nova cúpula e oficializa Tuma no comando

Apesar de já estar exercendo o papel de liderança no clube desde a renúncia do ex-presidente Roger Aguilera, o advogado Márcio Tuma só tomará oficialmente posse como presidente do Paysandu na quinta-feira, dia 22. Ícaro Sereni tomará posse como vice-presidente de operações, função que Tuma ocupava até a saída de Aguilera da presidência bicolor. Diego Moura continua exercendo o cargo de vice-presidente de gestão. Sereni irá acumular as funções de vice e diretor adjunto de futebol, colaborando com o diretor de futebol Alberto Maia, ex-presidente do clube.

Nova diretoria do Paysandu tem a missão de “organizar a casa” em 2026. | Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

A cerimônia de posse de Tuma e Sereni ocorrerá na sede social do bicolor, sob a presidência do Conselho Deliberativo. Em pouco mais de oito anos, esta é a segunda vez que o Papão passa pela mudança antecipada de presidente. Em julho de 2017, o engenheiro Sérgio Serra, sob pressão dos torcedores bicolores devido ao rebaixamento do time para a Série C do Brasileiro, assim como aconteceu com Aguilera, acabou deixando o cargo para seu vice, Toni Couceiro. Este último cumpriu, assim como Tuma deve fazer, um mandato à frente do clube.

📷 Equipe jurídica do Paysandu é apresentada durante coletiva no Banpará Curuzu |Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

Tuma tomou decisões significativas logo nos primeiros dias à frente do Papão. Isso inclui a transferência do comando do futebol para Maia, um ex-dirigente bem-sucedido durante a presidência, que foi responsável pelo lançamento da marca Lobo. Essa marca, há algum tempo, se tornou uma das principais fontes de receita financeira da instituição. Além disso, o novo presidente preservou os integrantes do Comitê de Futebol. Este é encarregado de administrar o setor com contratações específicas e, sobretudo, de acordo com as condições financeiras do clube.

Márcio Tuma assume presidência do Paysandu e prioriza resolução de dívidas trabalhistas | Jorge Luis Totti, ascom Paysandu

Outra ação da administração de Tuma foi a apresentação do novo projeto Sócio Torcedor do clube, com uma aparência renovada. A nova ação do clube nessa área tem como objetivo tanto democratizar quanto priorizar os membros do programa. Os valores das mensalidades ficaram mais atrativos, o que deve elevar a demanda por parte dos torcedores. Eles também terão outros benefícios, como a compra em maior quantidade de produtos da marca Lobo. A chegada de Tuma e Sereni deve representar uma nova forma de gerir o Papão.