A queda do Paysandu para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2026 fez com que o clube bicolor atingisse uma marca incômoda. Para muitos torcedores, será surpreendente que o Papão esteja participando pela 14ª vez da terceira divisão nacional.
(Thiago Gomes / O Liberal)
O Lobo, recordista da Terceirona entre as equipes da região Norte, empata com Fortaleza, Treze e ABC no ranking dos clubes que mais participaram do torneio. Com 23 participações, o Confiança, de Sergipe, ocupa a primeira posição no ranking. Na sequência, aparecem clubes tradicionais do futebol brasileiro que, assim como o Paysandu, alternaram entre acessos e rebaixamentos nas últimas décadas.
Além disso, o número destaca a posição do Papão como o clube paraense com mais aparições na Série C, superando o rival Remo, que conta com 10 participações. A estatística reverte uma antiga provocação entre os torcedores. No começo dos anos 2000, durante o período de sucesso do Bicolor, com participações na Série A e até na Libertadores, era frequente ouvir os torcedores se referindo ao Remo como Série C ou até mesmo sem divisão. Hoje, ironicamente, é o Paysandu quem mais vezes esteve na Terceirona.
Carlos Eduardo- Foto: Jorge Luis Totti/PSC
Embora participe regularmente, o clube ainda não ganhou o título da Série C, o que pode servir como incentivo para a próxima temporada. O objetivo agora é usar a recente queda como um ponto de reconstrução, corrigindo os erros da pior campanha da equipe na história dos Campeonatos Brasileiros.
O retorno à Série C também representa o reencontro do Papão com um cenário conhecido entre 2019 e 2023, o Paysandu participou de cinco edições seguidas da divisão, até conseguir o acesso em 2024. Contudo, o retorno à Série B durou somente uma temporada.
| (Mauro Ângelo / Diário do Pará
Em 2026, o desafio será retomar o caminho do acesso e, possivelmente, conquistar um título inédito para dar um novo significado a essa longa trajetória na Terceirona.