Equipe está invicta há oito rodadas (Jorge Luís Totti/Paysandu)

Missão quase impossível: Paysandu precisa de reta final perfeita para evitar queda

O rebaixamento do Paysandu para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2026 está quase confirmado, porém ainda existe uma pequena possibilidade matemática para manter a esperança. De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a equipe precisaria atingir um mínimo de 44 pontos para ter uma chance concreta de continuar na Série B.

Time bicolor terá que ter reação milagrosa (Thiago Gomes / O Liberal)

No momento, o Papão está na última posição do campeonato com 26 pontos. Faltando apenas seis rodadas para o término do campeonato, o máximo que o clube pode conquistar são 18 pontos, caso vença todos os jogos restantes. Conforme as simulações da UFMG, a marca considerada mágica para evitar a queda nesta temporada varia entre 43 e 45 pontos.

(Thiago Gomes / O Liberal)

A pesquisa mostra que equipes com 42 pontos têm 58% de chance de rebaixamento. Para as que têm 44 pontos, essa probabilidade diminui para 11,5%. Já para as que têm 45 pontos, o risco é quase nulo (2,8%).

Papão amargou mais uma derrota na Série B | (Mauro Ângelo / Diário do Pará

A partir desses dados, é possível delinear dois possíveis cenários para o Paysandu:

 Cenário 1 – Campanha perfeita (6 vitórias, 0 empate, 0 derrota):

Com 44 pontos, o Paysandu poderia evitar o rebaixamento, apesar de ainda enfrentar um risco residual de aproximadamente 11%. Para alcançar esse objetivo, a equipe precisaria vencer todos os seus compromissos restantes contra Ferroviária, Avaí, Atlético-GO, Coritiba, Amazonas e Athletic-MG, uma sequência nunca antes registrada na temporada.

 Cenário 2 – Cinco vitórias e um empate:

De acordo com a UFMG, com 42 pontos, o Papão ainda enfrentaria aproximadamente 58% de risco de rebaixamento. Esse cenário é visto como o mais provável entre as possibilidades, porém ainda não é suficiente para assegurar a permanência sem depender de uma combinação de resultados dos concorrentes diretos.