Com apenas 27 pontos conquistados em 34 partidas, o Paysandu ocupa a última posição da Série B e vive uma das piores temporadas de sua história. Ainda faltando quatro rodadas para o término do torneio, o clube bicolor só poderá atingir, no máximo, 39 pontos se vencer todos os jogos restantes. Isso significaria a pior performance do time na Série B na era dos pontos corridos, que começou em 2006.

A pior pontuação até aquele momento era de 40 pontos, registrada em 2013, ano em que o Papão ficou em 18º lugar no campeonato e foi rebaixado para a Série C. Não é mais possível atingir o índice nesta temporada.
Em edições anteriores que resultaram em rebaixamento, o Paysandu também obteve pontuações baixas 43 pontos em 2018 (17º lugar) e 44 pontos em 2006, no primeiro ano do formato de pontos corridos, quando novamente ficou na 17ª posição.

Porém, o desempenho de 2025 apresenta números ainda mais preocupantes. Em 34 jogos, a equipe conquistou apenas cinco vitórias, 12 empates e 17 derrotas, resultando em um aproveitamento inferior a 30%. Embora ainda existam possibilidades matemáticas de permanência, a situação é quase irreversível: o Paysandu está a dez pontos do Athletic-MG, primeiro time fora da zona de rebaixamento, que tem 37 pontos.
O próximo desafio será contra o Atlético-GO, fora de casa, na sexta-feira (31), Dia das Bruxas. Uma nova derrota em Goiânia confirmará matematicamente o rebaixamento do Paysandu para a Série C, fazendo com que o clube seja o primeiro oficialmente rebaixado nesta edição da Série B.

Uma possível vitória, no entanto, ofereceria um último resquício de esperança ao torcedor bicolor: a equipe alcançaria 30 pontos e ainda teria chances remotas de evitar a queda, dependendo de uma combinação de resultados pouco provável nas rodadas finais.
Veja mais notícias do Paysandu, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Paysandu Sport Club.
