O pentacampeonato da Copa Verde foi conquistado pelo Paysandu ao bater o Goiás nos pênaltis por 5 a 4, após um empate heroico em 1 a 1 no tempo normal. Com a dúvida sobre a continuidade do torneio no próximo ano e o fato de o Papão ser o maior vencedor da história do torneio, o atacante Rossi emitiu uma declaração controversa à Rádio Liberal+, abordando a possível conclusão do torneio.
“Agora entendemos por que a CBF quer acabar com a Copa Verde. Só a gente ganha, não tem mais graça. Agora vão ter que inventar outro campeonato, outra copa, incluir times de outros estados para ver se ‘da rock’, porque assim não tem mais graça. Só o Paysandu vence”, afirmou Rossi.
O debate acerca do término da Copa Verde intensificou-se dias antes da primeira partida da final entre Paysandu e Goiás. Marcos Tavares, diretor de Competições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), afirmou que a CBF não tem planos para organizar novas edições do torneio. Em seu lugar, deve ser estabelecida uma nova competição regional, abrangendo clubes do Norte e do Centro-Oeste.
“A CBF não fará mais a Copa Verde. No seu lugar deve ser lançada uma nova copa com equipes do Centro-Oeste e do Norte”, declarou o dirigente ao portal Campo Grande News.
Segundo uma fonte interna do Núcleo de Esportes de O Liberal, a Copa Verde não será finalizada, mas passará por uma reformulação que deve envolver alterações na estrutura do torneio e um aumento na participação dos clubes. Nesta época, a competição lidou com graves desafios de visibilidade e estrutura. Não houve transmissão oficial em nenhuma das 28 partidas anteriores à final, pois a CBF, proprietária dos direitos, impediu os clubes de negociarem acordos com canais de televisão ou plataformas digitais.