Atlético-GO e Paysandu se enfrentam novamente, agora em jogo decisivo pela Série B. (Ivan Duarte / O Liberal)

Sob pressão! Paysandu encara o favorito Atlético-GO em duelo decisivo pela Série B

O Atlético-GO é considerado o grande favorito no duelo contra o Paysandu, que acontecerá nesta sexta-feira (31), às 19h, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. De acordo com as estimativas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time goiano possui 44,94% de probabilidade de vencer como mandante, enquanto o Paysandu, como visitante, tem apenas 17,90%.

Atlético-GO e Paysandu se enfrentam nesta sexta-feira (31), às 19h (Ivan Duarte / O Liberal)

O favoritismo do Dragão espelha a fase das duas equipes na Série B. Com apenas 27 pontos em 34 partidas, o Paysandu ocupa a última posição da competição e vive uma das piores temporadas de sua história. O time pode encerrar o ano com a pior campanha bicolor na era dos pontos corridos, que começou em 2006.

Por outro lado, o Atlético-GO, com 48 pontos, não está mais na disputa pelo acesso, mas também não está em perigo de rebaixamento. A equipe goiana apenas deseja concluir a temporada de maneira digna perante sua torcida.

Foto: Mauro Ângelo/Diário do Pará

No entanto, para o torcedor paraense, o palco do duelo tem um simbolismo especial. O Papão conquistou três títulos recentes da Copa Verde em Goiânia, dois contra o Vila Nova e um contra o Goiás. Porém, desta vez, pode representar mais um episódio triste na trajetória bicolor.

Em 2018, o Paysandu foi rebaixado da Série B para a Série C em Goiânia, após perder para o Atlético-GO. Sete anos depois, o mesmo oponente e o mesmo estádio reencontram o Papão, que agora está mais uma vez à beira do abismo.

Fotos: Jorge Luís Totti / Paysandu

Se o Paysandu perder nesta sexta-feira, estará matematicamente rebaixado para a Série C de 2026. Uma vitória, no entanto, proporcionaria ao torcedor um último sopro de esperança a equipe alcançaria os 30 pontos, mantendo possibilidades remotas de evitar a queda, mas dependeria de uma combinação pouco provável de resultados nas rodadas finais.