Paysandu foi o último campeão da Copa Norte em 2002 | Foto: Jhon Wesley /Paysandu

Copa Norte de volta: saiba como será o formato da competição em 2026

A Copa Norte retornou, porém com um formato diferente. A CBF anunciou a retomada do torneio nesta quarta-feira, dia 1º, durante uma reunião em sua sede. Seis estados entram na competição: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

CBF divulgou os jogos da Série B da rodada 4 a 11 (Foto: Divulgação, CBF)

Na prática, a nova Copa Norte será uma das duas divisões da reestruturação da Copa Verde. Ela se torna um torneio exclusivo, com a participação de 12 clubes da Região Norte.

A Copa Norte começará em 25 de março de 2026 e terminará em 7 de junho, quatro dias antes do início da Copa do Mundo.

O título será disputado por doze clubes. Duas vagas asseguradas em cinco das seis federações. A primeira é destinada ao campeão estadual, enquanto a segunda vai para o vice-campeão ou para o ganhador de um torneio seletivo específico de cada estado. A melhor classificada entre os estados participantes contará com uma terceira equipe no torneio.

Os 12 times serão separados em dois grupos com seis equipes cada. Na fase de grupos, cada equipe realiza pelo menos cinco partidas. Quatro integrantes de cada grupo avançam para as quartas de final (em jogo único), e os classificados dessa fase disputam as semifinais, em jogos de ida e volta. A final da Copa Norte contará ainda com dois embates.

Nesse formato, os finalistas da Copa Norte jogarão 10 partidas, ao passo que o vencedor, que participará da final da Copa Verde, competirá em 12 jogos.

Novo calendário da CBF redefine protagonismo do futebol fora do eixo Sul-Sudeste FOTO: @rafaelribeirorio / CBF

No novo formato, cada clube garante a disputa de pelo menos cinco partidas, ao contrário do formato anterior, em que equipes eram eliminadas após apenas um jogo. Ademais, o torneio passa a ter um calendário fixo, ao contrário do que acontecia antes, quando a competição ocorria em períodos variados ao longo do ano.

De acordo com a CBF, os clássicos regionais terão prioridade, a fim de valorizar o campeonato. Ademais, o vencedor do torneio assegura uma posição na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.

Campeões da Copa Norte

  • 1997: Rio Branco-AC (venceu o Remo na final);
  • 1998: Sampaio Corrêa (venceu o São Raimundo-AM nos pênaltis);
  • 1999: São Raimundo-AM (venceu o Sampaio Corrêa nos pênaltis);
  • 2000: São Raimundo-AM (venceu o Maranhão na final);
  • 2001: São Raimundo-AM (venceu o Paysandu na final);
  • 2002: Paysandu (venceu o São Raimundo-AM na final).